Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Como sobreviver às doces tentações do Natal #2

Uma das coisas que tenho vindo aprender nisto de comer melhor é encontrar substitutos dos habituais ingredientes/alimentos por outros igualmente saborosos, mas mais saudáveis.
Por isso lembrei-me de adaptar uma receita do típico arroz doce para uma sobremesa mais saudável.

Ingredientes



200g de aveia (também podem fazer com arroz)
300 ml água
1l leite de aveia (pode ser outro leite vegetal qualquer, sem açúcar)
80g de açúcar de côco (se quiserem mesmo que fique mais doce aconselho mais um pouco)
4 gemas de ovo
limão
pau de canela
canela em pó para polvilhar

Preparação
Usei a Yammi e por isso segui o modo de preparação descrito na receita do livro, contudo, podem fazer num tacho normal, têm é de ir mexendo para não pegar.
No copo colocar a água, a aveia, o pau de canela, a casca do limão e o sal. Programar 10 minutos na velocidade 1 a 100ºC.
Adicionar o leite vegetal (deixar um pouco para depois misturar as gemas) e o açúcar de côco e programar 25 minutos, velocidade 1 a 90ºC.
Num recipiente à parte, dissolver as 4 gemas no pedaço de leite que se guardou. Programar 6 minutos, na velocidade 2 a 90ºC e, com a máquina em funcionamento, verter a mistura em fio pela abertura da tampa.
Retirar o pau de canela e as cascas de limão, deixar arrefecer e servir polvilhado com canela em pó.



A receita é da minha autoria, tentei ser o mais rigorosa possível, dentro do meu nível amador mas como a açúcar de côco é escuro o "arroz doce" ficou meio acastanhado.
Se quiserem manter o "tom" normal do típico arroz doce podem experimentar geleia de arroz ou stevia (lembrem-se que a Stevia é 10 a 15 vezes mais doce que o açúcar normal, por isso convém diminuir a quantidade colocada, sob pena de ninguém conseguir comer o vosso "arroz" de tão doce que pode ficar).
De resto devo dizer-vos que estas "papas" sabem mesmo como o arroz doce. Bom apetite! E já agora...

FELIZ NATAL :)

Sem comentários:

Enviar um comentário