Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Mudança de escola como lidar?

Vamos a meio da primeira semana na “escola dos crescidos” e até agora está a correr tudo bem. No nosso caso, ajuda a que o espaço e as pessoas não sejam totalmente novas: mantiveram-se muitos dos amiguinhos, alguns professores e o espaço já era conhecido das aulas de educação física.
Claro que é sempre uma nova fase, um período de adaptação, mas acredito que tudo esteja a ser mais pacifico precisamente por causa desta familiaridade que se manteve.
De qualquer forma, lidar com mudanças, sejam elas de escola ou de outras coisas da nossa vida exige sempre muita conversa, preparação e ambientação ao que aí vem, ninguém gosta de ficar assim no desconhecido, certo?
Por isso é importante:
  1. Conversar muito, explicar a nova fase que se avizinha de forma positiva, reforçando que é uma nova etapa no crescimento e todas as coisas boas que daí advêm: os novos amigos, as novas aprendizagens, as novas experiências.
  2. Fazer uma ou várias visitas à escola nova (se houver tempo para isso)
  3. Respeitar os sentimentos que a criança possa ter, entender e tentar minimizar o desconforto que possa sentir levando por exemplo, algum objeto que a conforte (o brinquedo favorito, um lápis especial, aqueles ténis preferidos)
  4. Reforçar a atenção e os mimos
  5. Dar tempo ao tempo. Cada criança tem o seu feitio e o seu tempo de adaptação, por isso não vale a pena querer apressar as coisas.
A seu tempo tudo volta a ficar no lugar…


Sem comentários:

Enviar um comentário