Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Como organizar a casa de forma fácil e divertida

Estivemos (esteve o miúdo) com varicela e as últimas semanas foram dedicadas a cuidar e dar-lhe muito mimo.
Como precisámos de ficar enclausurados praticamente duas semanas, depois da febre passar e da boa disposição voltar, aproveitámos para arrumar e reorganizar a casa.
Transformámos algo que poderia ser aborrecido numa atividade muito divertida em família. O miúdo adorou, sentiu-se útil ao ser envolvido nas arrumações, ao perceber que cada caixa servia para determinado tipo de brinquedo, ajudou a aspirar, a limpar o pó, a pôr máquina de roupa a lavar, a arrumar a roupa de Inverno e tirar os calções e as t-shirts do Verão passado (as poucas que ainda lhe servem).
É impressionante a quantidade de tralha que juntamos e no fundo não precisamos. A quantidade de coisas que podemos dar a pessoas que realmente precisam, as coisas que conseguimos reutilizar e o espaço que ganhamos quando “destralhamos”. A casa “respira” melhor, as divisões ficam mais funcionais e parece que a nossa vida fica mais organizada também.
Foi de facto um processo moroso (andámos 4 dias inteiros nisto), mas que valeu muito.
Agora vamos ver durante quanto tempo conseguimos manter a casa assim.


Algumas dicas para ajudar no “destralhamento”:
  1. Fazer a limpeza divisão a divisão e não querer fazer tudo de uma vez.
  2. Selecionar o que se precisa realmente, o que não se usa há mais de um ano dar ou deitar fora (no caso de não estar em condições)
  3. Organizar.
  4. Arranjar caixas, gavetas, locais específicos e adequados a cada coisa
  5. Informar todos os membros da família onde devem guardar o quê. Com a contribuição de todos é mais fácil manter a organização/arrumação.
  6. Na cozinha deitar fora tudo o que for louça lascada, fica logo tudo com outro aspeto.
  7. Arejar e limpar.

Sem comentários:

Enviar um comentário