Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Como o apoio dos outros é importante para alcançarmos os nossos objetivos

Numa fase em que se pede apoio e união de uma nação para torcer por onze pessoas que representam o nosso país, este post quase parece um cliché. Mas a verdade é que juntos conseguimos mais e normalmente melhor.
Recentemente decidi ir fazer a maratona do Porto. Para isso vou ter de treinar muito, correr muitos km’s e quando comecei a ter uma noção mais clara do esforço que vai implicar toda a preparação apercebi-me que apesar de ser eu a trilhar o caminho para conseguir correr os 42km da maratona, sozinha não vou ser capaz de o fazer.
Envolver os que me rodeiam é importante para o conseguir. Por um lado para manter a motivação (o grupo de treino é crucial), por outro preciso do suporte da família para segurarem as pontas e ajudar na organização familiar e claro, puxar por mim.
Dar a conhecer a todos o meu objetivo, transmiti-lo de forma clara e pedir especificamente o apoio de cada um, seja para pôr uma máquina de roupa a lavar, fazer uma sopa, ficar com o miúdo ou pura e simplesmente fazer-me companhia numa corrida ou levar-me água a meio de um percurso mais longo, está a permitir levar esta preparação a sério.
E apercebi-me de que isto é importante para este objetivo ou para outro qualquer que venha a estabelecer:
  • Primeiro definir claramente o que se quer - correr uma maratona, comer mais saudável, arranjar um novo emprego, montar um negócio, tirar um curso, aprender um novo hobbie, alcançar aquela promoção no emprego atual, o que for. Estabelecer objetivos claros e definidos no tempo ajuda a ter uma visão e a manter a malta focada e motivada.
  • Transmitir o objetivo aos que nos rodeiam – comunicar o objetivo de forma clara vai envolve-los no nosso propósito.
  • Pedir o apoio que necessitam – sendo bem comunicado quer o objetivo, quer o apoio que necessitamos, as pessoas vão respeitá-lo e uma vez envolvidas no propósito, ajudam de coração e com apoio tudo é mais simples.
Por isso, nada de acanhamentos a pedir ajuda seja para o que for. Fazer as coisas em conjunto é muito mais fácil.
Aceitem o apoio dos que vos rodeiam e tornem as coisas possíveis.



Sem comentários:

Enviar um comentário