Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Livro do mês #1

Faça Acontecer - Lean In
Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, de Sheryl Sandberg

Penso muitas vezes nos papéis que diariamente muitas mulheres desempenham. Penso muitas vezes na minha competência para desempenhar os papéis que me cabem. Penso muitas vezes na quantidade de mulheres que, como eu, muitas vezes se reprimem e acomodam a situações com medo das repercussões que as mudanças podem trazer na sua vida e na vida dos que a rodeiam. Penso muitas vezes na dificuldade que é ser mãe, mulher e profissional e este livro não podia vir mais ao encontro daquilo que tantas vezes penso, que tantas vezes me questiono.
Não se pode considerar um livro de auto-ajuda, mas toca muitos pontos importantes para repensarmos a nossa postura no trabalho, o nosso direito a uma carreira, a cargos de liderança, à igualdade de oportunidades.
A semana passada escrevia sobre a necessidade de sermos mais solidárias umas com as outras e Sheryl Sandberg fala precisamente disso, o marido, o colega, a colega o chefe têm de ser mais solidários e dar também oportunidade a quem mulher/mãe para a progressão na carreira.
Quantas de nós, mulheres, sofremos aquela insegurançazinha que nos condiciona, porque fomos mães, porque somos mulheres e questionamos o nosso lugar no mundo do trabalho, nos cargos de liderança, deixando muitas vezes a corrida porque não só duvidamos de nós, como não conseguimos criar a rede de apoio que nos permita ir mais além.
Este livro fala muito disso, da importância da rede de apoio, do estabelecimento de limites, da delegação de tarefas, da definição de prioridades, de solidariedade e acima de tudo de sermos persistentes e acreditarmos que é possível ser mãe, mulher e líder.
Uma leitura que recomendo a mulheres no geral e homens em particular para perceberem que lá por sermos gajas não quer dizer que não tenhamos direito às mesmas oportunidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário