Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Como lidar com a personalidade do bebé?

No fim de semana passado, fui a um workshop organizado pelo Centro Pré e Pós Parto sobre como lidar com a personalidade do bebé. Apesar de ter sido um workshop curto deu para ficar com uma noção do desenvolvimento emocional do bebé, conhecer os 5 tipos de personalidade dominantes que um bebé pode ter, que tipo de mãe sou eu e como nós podemos adaptar um ao outro.
Apesar do Francisco ser predominantemente um anjinho fácil de lidar, foi bom perceber que por vezes ele tem um pouco de explorador e que é importante ir-lhe incutindo aos poucos a noção de calma e resiliência, a importância do nosso mood na educação emocional deles e como podemos estimular não só o seu desenvolvimento motor, mas também o emocional.
Uma coisa é certa, depois deste workshop fiquei muito mais atenta ao comportamento do Francisco e tenho conseguido perceber mais facilmente quando é que ele precisa de dormir aquela sestinha para depois não ficar rabugento, tenho estimulado quando ele afinal quer mesmo brincadeira e tenho-lhe dado momentos de relaxe quando ele verdadeiramente precisa. As birras que existiam para dormir à tarde, agora mal existem e acho que estamos todos muito mais felizes, ele porque dorme e brinca muito mais bem disposto e eu porque não tenho de o ver passar pelo choro para dormir.

Sem comentários:

Enviar um comentário