Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aventuras de pais de primeira viagem #8

A papa

O Francisco começou a comer a papa duas semanas antes dos 4 meses. Na altura, ele não tinha engordado e o pediatra achou por bem introduzir esta alteração alimentar e continuar assim até à próxima consulta, que é daqui a 15 dias.
Entretanto com a papa, o Francis que era um pequeno cagão, passou a ter muita dificuldade em evacuar e só com bebegel é que temos conseguido que ele alivie.
Este fim de semana fomos a casa dos avós e eu estava a queixar-me deste problema à minha mãe e ela sugeriu que eu lhe desse sopa, em vez da papa e que provavelmente a coisa ia melhorar.
Mas eu não sabia, tinha dúvidas e não quis dar esse passo sem o ok do pediatra e então liguei ao senhor. Pintei um cenário um bocado negro (disse que ele não está a engordar só com a papa, que tem acordado a meio da noite com fome, que, que, que...) e claro que ele disse para eu avançar com a sopa.
Depois fiquei a sentir-me mal, acho que coloquei a questão de uma forma pouco correcta, devia ter sido sincera e ter dito apenas que queria experimentar a sopa para ver se resolvia a questão da prisão de ventre do Francisco e que na verdade não sou muito adepta de papas e prefiro dar-lhe algo mais natural.
Enfim, na próxima consulta esclareço tudo.
No meio disto tudo continuo cheia de dúvidas se estarei a fazer o mais correcto, se não terei sido precipitada, se, se, se...
Uma coisa é certa, se não tivesse ido a casa da minha mãe, provavelmente a esta hora o Francisco ainda não tinha provado sopinha e continuava apenas a comer a papa, mesmo eu achando que talvez fosse mais saudável introduzir-lhe a sopa.
Nesta tarefa de sermos pais às vezes precisamos que alguém nos diga que realmente estamos a fazer a coisa certa, por muito que queiramos ouvir o nosso instinto e bom senso, as inseguranças nem sempre deixam e depois com várias pessoas a opinar o turbilhão de dúvidas vai aumentando e nada parece sossegar.
Entretanto já recorri a alguns livros de puericultura para perceber como normalmente se processa a introdução dos alimentos e habitualmente de semana a semana introduz-se algo novo, primeiro papa, depois sopa, depois fruta. Por isso, na verdade acho que não estou a fazer assim nada de tão errado.


2 comentários:

  1. Oi. Devias ter dito a verdade ao pediatra, nisso estamos as duas de acordo. Nao acho que faz mal dares a sopa, com a minha filha mais velha comecei com a sopa e depois papa, com este foi ao contrario, depende do pediatra... adiante a nivel da sapo comecei com base batata+cenoura, passados 3 dias a essa base adicionada novo legume + 3 dias e outro legume em caso d n haver alergia. Começa dos legumes claros para os escuros, foi assim que uma pediatra me ensinou. Nunca ponho mais de 4 legumes e dpois vou alternando entre eles. Nada de feijao, nem broculos. Fruta maça, bana ou pera mais tarde fruta da epoca manga, melao..nada de morangos, kiwis... espero ter ajudado. Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Ha pediatras que gostam de comecar com a sopa, outros com a papa, de qq maneira começa por ser so uma vez ao dia, certo?
    Devias ter dito a verdade ao senhor, entao mas vamos mentir ao pediatra? Eheh provavelmente ele iria acabar por concordar contigo ;)

    ResponderEliminar