Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Comer bem e bem comer...

Dá saúde e ajuda-me a manter a linha!
A semana passada fui a um workshop sobre nutrição e a importância da carga glicémica no pós-parto. A verdade é que comer bem é meio caminho andado, não só para a recuperações no pós-parto, como para ter energia necessária nesta fase (e nas outras todas da minha vida).
Em linhas gerais é importante evitar tudo o que contenha farinhas brancas e açúcares e apostar na diversidade de alimentos para que se consigam ingerir o maior e mais diferenciado número de nutrientes e vitaminas.
Depois podem passar a constar na despensa alguns ingredientes para substituir o habitual arroz, massa e batata, como por exemplo:
- arroz integral
- massa integral
- quinoa
- batata doce
- trigo sarraceno
- mandioca sem casca
Ao pequeno-almoço substituir o pão branco por pão verdadeiramente integral ou pão alemão, ou fazer em casa o próprio muesli com sementes de aveia, quinoa, trigo sarraceno, frutos secos, canela, coco, gengibre).
Nas refeições principais apostar na diversidade de legumes (pelo menos 4) e de carnes ou peixes.
Nos lanches apostar em fruta (também variada), um ovo cozido e/ou frutos secos q.b. (também não convém abusar).
E depois alguns truques a ter em atenção, por exemplo: a batata cozinhada e comida com pele tem uma carga glicémica mais reduzida do que se for descascada, bem como a batata doce e o leite de soja que não é um ingrediente do qual se deva abusar porque é muito agressivo para o intestino.
Gostei mesmo muito de ter ido a este workshop primeiro porque foi muito esclarecedor e depois porque acabou por dar dicas e alternativas para uma alimentação mais saudável e equilibrada. Agora é introduzir as alterações na despensa e na cozinha... a ver como corre.

2 comentários:

  1. O pao alemao a mim da-me ca uns gases ;) e ja percebi que o que me da gases a mim, da gases à baby... Entretanto ando numa experiencia com os produtos derivados de leite. Nao bebo leite de vaca, mas como iogurtes e começo a perceber a relacao entre colicas da Alice e iogurtes de vaca... Ando a substituir por iogurtes de soja e gelatinas...

    ResponderEliminar