Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ser educada ou choninhas?

Tenho um problema: sou choninhas! Uma pessoa é educada para ser delicada, ter cuidado com o que diz para não "ferir" as pessoas e depois crescemos e ficamos uns adultos cheios de medos e rococós para dizer as coisas aos outros.
Mas como uma pessoa pode mudar até morrer estou seriamente empenhada em passar a ser mais assertiva e dizer o que tenho a dizer sem medos. Claro que uma coisa é ser mal educado e rude e outra completamente diferente é dizermos o que temos a dizer respeitando o outro. E é isso que a pouco e pouco tenho tentado fazer.
Temos agora (finalmente) uma empregada que vem uma vez por semana tratar-nos da casa. A senhora tem muito boa vontade e é uma querida, mas às vezes mete-se onde não é chamada e isso andava a incomodar-me (muito). E eu, em vez de fazer alguma coisa em relação a isso, limitava-me a queixar ao homem quando ele chegava a casa. 
Mas esta semana tudo mudou. Disse o que tinha a dizer, chamei à atenção do que tinha a chamar, sem medos nem receios e ainda assim fui educada. No final de contas ter tido esta atitude foi melhor para toda a gente e sem dúvida que os rodeios não nos levam a lado nenhum. À que dizer o que se tem a dizer e pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário