Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Será apenas falta de visão?

Dizem que "Depois da tempestade vem a bonança", no meu caso depois da fúria vem a indignação e confesso que as últimas polémicas à volta das declarações de alguns bloggers para uma ação da Samsung me deixaram um pouco apreensiva. Primeiro porque sou nova nestas andanças e custa-me ver, acima de tudo, a crueldade das pessoas,  a tendência natural que têm para criticar de forma destrutiva e para apontar o dedo.
Depois alerta-me para a importância de filtrar muito bem aquilo que se diz, o contexto em que se diz e a forma como se diz/escreve. É bem verdade que a web hoje em dia, traz-nos o bom e o mau da rapidez na difusão de informação e de tudo o que se escreve ou publica acaba por estar à distância de um clique para qualquer um.


Ao nível profissional e já que trabalho e estudo a área de Marketing, todo este "fracasso" da ação da Samsung também me alerta para a importância não só de planear a execução de uma campanha, mas pensar também nos resultados que esta poderá vir a ter e as repercussões da mesma para a marca. À semelhança do que se passou com a polémica do "à procura de Diana" da Chanel, em que uma ação de Marketing Viral criou uma má reputação para a marca, também esta ação da Samsung tomou proporções inimagináveis. Ainda que, desconfio se a coisa foi assim tão impensada, ou se o marketeer por detrás disto pensa apenas que o importante é falar, seja bem ou mal, o que interessa é que se fale e tudo o que foi feito, foi pensado nesse sentido.
Não sei, tal como diz o ditado: "Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro.", mas na minha humilde opinião, um dos elementos mais importantes de uma marca hoje em dia, ainda que seja difícil de calcular financeiramente, é a reputação e brincar com isto parece-me imprudente e inconsequente.
Contudo, o facto de em menos de seis meses, duas grandes marcas cometerem "erros" semelhantes, levanta-me uma questão: estará a qualidade dos profissionais de Marketing em Portugal a diminuir ou começa a ser tendência este tipo de ações de Buzz Marketing?

Sem comentários:

Enviar um comentário